“A figura já está na pedra, trata-se de arrancá-la para fora.”
Michelangelo
Ele veio para fazer diferença. Michelangelo trabalhava incansavelmente em suas obras que, podia demorar anos para ficar pronta, porém, extasiava a todos com a beleza e a riqueza de detalhes de sua obra. Apaixonado pela anatomia humana trabalhou detalhes de maneira inigualável. Entremos então, no final da Idade Média e começo do Renascimento.
Ele veio do renascimento para nos enaltecer com pequenos detalhes e grandes efeitos. Michelangelo de certo foi um dos grandes nomes da era renascentista sendo elogiado por altas influências como Botticelli, Leonardo da Vinci dentre outros.
Movido pelos sentimentos mais complicados desde pequeno, Michelangelo sofreu com a rejeição do pai e irmãos a sua arte (na época, a arte não era uma profissão adequada e que gerasse lucro). Estranho escutar esse tipo de frase, visto que tantas pessoas podiam compreender que havia muito mais do que apenas pinturas e esculturas feitas, mas sim um sentimento todo que banha suas obras.
Nada convencido esnobava de seus colegas menos talentosos na escola de escultura (Lourenço de Médici) onde, depois de aborrecer e satirizar o trabalho de Torrigiano dei Torrigiani, levou um golpe no nariz, o que deixou o mesmo deformado por toda sua vida. O irônico desta história é que Michelangelo sempre presou corpos atléticos, ricos em detalhes e perfeitos, uma imagem um tanto retorcida de sua própria realidade.
E com muita sensibilidade ele reproduziu várias esculturas. Temos que considerar que o tempo para que estas ficassem prontas eram muito, chegando a mais de anos. A Virgem na escada foi o primeiro trabalho de Michelangelo aos 15 anos de idade em 1492. Depois desse temos esculturas como “A Batalha dos Centauros (1494)”, “Baco (de 1496 a 1498), “O Crucifixo do Santo Espírito (foi autenticada em 1963, porém data de 1492-1494)” e “David, conhecida como o gigante de Florença, que durou três anos para ser construída ficando pronta em 1504”.
O mais importante de se compreender é que ele se diferencia pelo seu potencial em ver as coisas pelo seu ângulo e transformá-las em trabalhos que transbordam sentimento e nos faz sentir como se tivéssemos presenciando o fato. Michelangelo era um homem muito infeliz e triste em sua vida e o que parece é que ele transforma esses sentimentos no oposto quando se trata de arte e, com isso, consegue fazer muito mais do que esculturas: faz a arte da reflexão; o poder de seduzir as pessoas a ponto de pararem e analisar o porquê de tantos detalhes, detalhes esses que têm o poder de nos fornecer cada vez mais informações sobre sua obra tão rica de sentimento e magia.
Sua paixão pelo físico humano perfeito (herdado dos gregos), seu jeito de enxergar a obra, nos faz enaltecer e sentir um pouco, do muito que foi a brilhante era do renascimento e a influência que este causou para a época.
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