Dürer, Albrecht Dürer, o Revolucionário alemão artístico!

Biografia
Albrecht Dürer nasceu a 21 de Maio de 1471, em Nuremberg, na Alemanha. Em 1486, foi chamado para ser aprendiz de um famoso artista da época, Michael Wohlgemut. Dürer aprendeu muito com ele, principalmente, a esculpir peças em madeira, os chamados "woodcuts".
Em 1472, Dürer começa a trabalhar no atelier  de Martin Schonganer. Mais tarde, em Estrasburgo, dá início a ilustrações para várias publicações como, uma das quais, o livro "O Navio dos Loucos" de Sebastian Brant. Em 1494, regressa a Nuremberg, casa Agnes Frey e, pouco depois, parte para Itália.
Quando retorna para Nuremberg, em 1495, produz, durante os dez anos seguintes, uma série de trabalhos que estabeleceram firmemente o seu nome: “woodcuts", o "Apocalipse" (1498), as esculturas "Large Fortune"( 1501-1502) e "Fall of Man"(1504). Esses demonstram a utilização de uma técnica aperfeiçoada, um conhecimento profundo das proporções humanas e uma notável capacidade para incorporar os detalhes da natureza.
Em 1507 estabelece-se de vez em Nuremberg, passando a visitar ocasionalmente a Itália e outros países da Europa. É neste ano, de grande produtividade, que pinta “ Adão e Eva “.O pintor se destaca pelos seus trabalhos  contemporâneos em madeira, retratos, peças de altar, esculturas. Em 1520, esse contraiu a febre da malária, mesmo assim, esse realiza seus dois últimos trabalhos que foram grandes painéis: “ Os Quatro Apóstolos”, originalmente apresentados como um presente á cidade de Nuremberg.
Por fim, em 6 de Abril de 1528, esse excelente artista do período renascentista falece em Nuremberg.

Perspectiva Focada
Apesar das deficiências do sistema da Perspectiva Focada, os artistas da época utilizavam essa técnica, devido a uma considerável melhoria em relação aos sistemas até então conhecidos. O mais importante  foi o fato de este sistema ser inteiramente matemático. Para as pessoas já impressionadas com a importância da Matemática na compreensão da natureza, o alcançar de um sistema inteiramente matemático de perspectiva agradou-lhes de tal modo que ficaram "cegos" em face de todas as suas deficiências.
Conseqüentemente, a pintura moderna separou-se da descrição exata da natureza e o sistema de perspectiva focada, que é ainda hoje, utilizado nas escolas de arte e aplicado sempre, consegue alcançar um efeito realista da obra.

O artista e as Matemáticas

Dürer foi  autor de diversos livros de geometria e perspectiva, nomeadamente um tratado em quatro volumes intitulado Underweysung der Messung mit der Zirckel uñ Rchtscheyt. Esse fabuloso artista era considerado pelos seus livros, como o primeiro documento literário onde problemas estritamente representacionais recebem tratamento estritamente científico.        
AM2PP - Isabelle Avilar, Natalia Cardoso e Nathalia Barros.

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Kenza, desenvolvido por Newwpthemes. Adaptado por Thiago Fialho